28 fevereiro 2011

natureza de coelho

thinking rabbits


Já tinha mencionado em outro post, minha paixão pela Clarice Lispector nos seus livros infantis, ganhei de presente todos eles quando era criança.Como veio o Ano do Coelho, pensei na Clarice novamente ..Quando penso em Coelho penso no livro dela:O Mistério do Coelho Pensante( as vezes me sinto ridículo, pensando em estórias infantis mas me recordo sempre e adoro ler livros infanto-juvenis rss).
Estou com uma mania de procurar origamis de visão modernista,como eu mesmo denominei.E passeando pelos sites e blogs descobri a alguns anos o Yann, certamente fui um dos primeiros brasileiros a me contactar com ele,com seu único modelo de origami que é exatamente um coelho, Lapin.Agora a bem pouco tempo, me mandaram um email da CREASE, revista americana de origami, lendo me interessei pelo Sok Song..e ele também fez um coelho bem simpático ,Alan..E com o auxílio luxuoso da Isa Klein , consegui dobrar o coelho antes do livro chegar a minha casa.
Adoro esse trecho do livro, fala sobre a natureza do coelho....
'Desconfio que você não sabe bem o que quer
dizer natureza de coelho.'

sok's rabbits


'Natureza de coelho é o modo como o coelho
é feito. Por exemplo: a natureza dele dá mais
filhinhos do que a natureza das pessoas. É por
isso que ele é meio bobo para pensar, mas não é
nada bobo quando se trata de ter filhinhos.
Enquanto um pai e uma mãe têm devagar um só
filho-gente, o coelho vai tendo muitos, assim,
como quem não quer nada. E bem depressa,
igual como franze e desfranze o nariz.
Natureza de coelho é também o modo
como ele adivinha as coisas que fazem bem a
ele, sem ninguém ter ensinado.
Natureza de coelho é também o modo que
ele tem de se ajeitar na vida.
Você não
reparou que nariz de coelho parece estar sempre
recebendo e mandando telegramas urgentes?É
porque ele compreende as coisas com o nariz.
Isso não quer dizer que a natureza do coelho seja
melhor do que a nossa. Cada natureza tem suas
vantagens.'

yann 's rabbits

'Vou te dizer como é que o mundo é feito. É
assim: quando se tem natureza de coelho, a
melhor coisa do mundo é ser coelho, mas quando
se tem natureza de gente não se quer outra vida.'

Como diria a própria Clarice: "Para um bom coelho, meia palavra basta!" rss

Ahhh....'Só há dois modos de descobrir que a Terra é
redonda: ou estudando em livros, ou sendo
feliz. Coelho feliz sabe um bocado de coisas.
Outra coisa que o nariz dele descobriu é que
as nuvens se mexem devagar e às vezes formam
coelhões no céu.'

2 comentários:

Daniel disse...

Que bonito o texto! Adorei.

Anônimo disse...

Amei o seu coelho o verde e o azul, lindos... vc tem o diagrama?

bjs
Angela